Desinfecção Ambiental

BIOPROTEK é líder em qualidade no segmento de Sanitização institucional. Através de nossa experiência desenvolvemos ao longo dos 24 anos, novas técnicas que asseguram total eficácia e eficiência nos procedimentos de intervenções químicas e biológicas. Com o objetivo de englobar ações eficientes contra o Coronavírus, desenvolvemos procedimentos de Desinfecção Ambiental a serem realizadas em ambientes internos, diminuindo o risco do contagio do Novo Coronavírus em superfícies, onde este pode permanecer por horas ou até dias. Pois não é só através do contato humano que o Novo Coronavírus se propaga, o contagio através de objetos e superfície é um grande potencial disseminador. Neste sentido, as superfícies em que se contata devem ser um motivo de preocupação, e a BIOPROTEK atua na prevenção diminuindo a possibilidade do contagio através de superfícies contaminadas, juntamente com as ações preventivas de higienização recomendadas descritas abaixo.

Mediante a pandemia declarada pela OMS em relação a disseminação do Coronavírus (Sars-CoV-2) causador da doença Covid-19, se faz necessária e urgente novas medidas de segurança de caráter Ambiental e Social. Com o objetivo de assegurar o mínimo de transmissão comunitária (Transmissão Local), as medidas mais importantes neste sentido são: A higienização adequada das mãos com água e sabão por um período de 20 segundos; utilização de álcool gel apenas em casos pontuais e quando não puder lavar as mãos; evitar locais com muita circulação de pessoas, mantendo uma distância de 2 metros durante contato social; manter a etiqueta quando tossir ou espirrar utilizando o cotovelo como contenção, nunca as mãos.

PROCEDIMENTOS: Os procedimentos de Desinfecção de Superfícies envolvem aplicações periódicas de saneantes de maneira racional, visando diminuir o risco do contagio, devendo ser realizada a cada 7 dias.

METODOLOGIA DE APLICAÇÃO: Atomização (UBV): Aplicação espacial do produto a frio em gotículas de 50 a 100 Micras. Este processo permite a aplicação uniforme do Desinfetante em todos os ambientes internos, incluindo aqueles em que a limpeza mecânica não alcança.

SERVIÇOS INTEGRADOS:

Compreendem o monitoramento populacional de pragas infestantes; identificação de pragas e habitats; estudo de ecossistema, identificação de pontos críticos de controle; elaboração de documentação e procedimentos técnicos; palestras e treinamentos; planejamento estratégico de controle minimizando impacto ambiental; determinação de níveis de infestação; mapeamento das estações de monitoramento; relatórios periódicos estatísticos e evolução dos resultados.

Controle Integrado de Pragas

A presença de pragas em ambientes controlados afetam diretamente a qualidade, gerando danos permanentes a segurança de seus produtos, colocando em risco a imagem da empresa. Tornar ambientes seguros e protegidos é missão que a BIOPROTEK realiza com qualidade, segurança e responsabilidade, com atuação direta de Multiprofissionais altamente capacitados, nas áreas de Biologia, Agronomia.

• Desinsetização: Através da implementação da CIP (Controle Integrado de Pragas), metodologia compatível com todos os programas, processos e sistemas de Qualidade e Meio Ambiente.

• Desratização: Visa a criação de dois anéis de proteção contra roedores, externos e Internos. Essa estratégia responsabiliza-se pela redução das populações regionais e também pela captura de roedores que venham a tentar adentrar aos ambientes que queremos proteger.

• Controle de Pombos: Com uma abordagem inovadora e eficaz a Bioprotek criou uma metodologia patenteada de captura e manejo que garante a eficiência e eficácia durante o controle e pós controle, assegurando resultados duradouros e livre de reinfestações.

• Descupinização: A Bioprotek fornece soluções especificas para o controle de Cupins, através de metodologia de prevenção continua e monitoramento, que evidenciam sua atividade já nas primeiras fases.

• Controle de Abelhas: O Controle é realizado através de adição de repelentes alimentares em pontos estratégicos, que condicionam as abelhas a não retornarem ao local tratado. Este método de Controle é exclusivo e desenvolvido pela BIOPROTEK.

Controle de Aedes Aegypti

Visando o controle ao Mosquito Aedes aegypti a BIOPROTEK desenvolveu um método integrado que visa seu controle no inicio de sua proliferação, através de inspeções para eliminação de focos até o controle de ambientes externos e internos. Nossas equipes estão treinadas para desenvolver esta atividade tanto nas áreas privadas como publicas. Contamos com laboratório próprio de procedimentos Biomolecular.

• Inspeção visando eliminação de focos de reprodução;
• Aplicação de Larvicida Biológico In Loco;
• Monitoramento do Mosquito adulto através de equipamentos desenvolvido especificamente para captura da Fêmea do Aedes aegypti ;
• Controle do Mosquito Adulto de ambientes externos e Internos;
• Identificação Biomolecular de mosquitos contaminados pelos vírus da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

Controle Microbiológico da Água

O sistema de abastecimento de água é parte integrante e essencial em diversas operações, seu gerenciamento e controle devem estar associados diretamente a saúde de seus colaboradores, desta forma a limpeza e desinfecção do sistema é parte fundamental na segurança desta operação e neste sentido a BIOPROTEK desenvolveu métodos que assegurem a eficiência e eficácia nos trabalhos desenvolvidos, bem como a diminuição do desperdício da água relacionadas a este procedimento.

• Limpeza e desinfeção de reservatórios de água
• Análise microbiológica da água
• Desinfecções de reservatórios através de adição de cloro orgânico.

Controle de Alergênicos Ambientais

Para se ter sucesso no tratamento do paciente alérgico é de fundamental importância evitar aquilo a que se é alérgico. Existem fortes evidências de que a sensibilização a alérgenos do interior do domicílio, como os derivados de ácaros, baratas, gato, cachorro e fungos, têm papel causal importante na asma e outras patologias sensibilizantes.

Pensando nisto a BIOPROTEK desenvolveu dentro de seus trabalhos a pesquisa e identificação de alergênicos e seu controle, com o objetivo de minimizar a exposição a alérgenos.

Esta é uma estratégia de tratamento que pode ser mantida facilmente sem efeitos adversos, e que pode levar a melhora de sintomas e a diminuição da necessidade de tratamento medicamentoso.

• Identificação de Alergênicos
• Controle ambiental de Alergênicos

Biorremediação

Os microrganismos estão presentes em todos os locais. Nos solos, em águas superficiais e subterrâneas, e mesmo em oceanos profundos, sendo parte integrante dos processos naturais de degradação. A Biorremediação, é o processo de inoculação de microrganismos naturais e desejáveis, cientificamente selecionados para incrementar a população microbiana de determinado local. Este processo aumenta a eficiência dos processos biológicos de decomposição, eliminando os contaminantes ambientais e possibilitando até o uso do resíduo em outras aplicações.

• Limpeza Biológica de Tubulações e Efluentes de Restaurantes;
• Limpeza Biológica de Caixas de Gordura;
• Eliminação de Odores provenientes de Estações de Tratamento de Esgoto.

Controle Fitossanitário

Tratamento Fitossanitário são procedimentos praticados para combater organismos vivos que possam ser de alguma forma nocivos ao meio-ambiente. As normas internacionais que regulam sobre o trânsito de mercadorias prevêem que as cargas e suas embalagens não devem levar riscos ao meio-ambiente ao país a que se destina. Por isso, torna-se imprescindível o tratamento fitossanitário antes do embarque dessas mercadorias. Outra categoria de tratamento fitossanitário é em relação a plantas e ervas daninhas, onde realizamos os trabalhos de controle fitopatológico e Capina Química.

• Tratamento Fitossanitário (NIMF 15/IPPC/FAO)
• Controle de Ervas Daninhas (Capina Química)
• Fumigação (Controle de Grãos Armazenados)

Gerenciamento do Risco de Fauna em Aeródromos

O contexto ambiental dos aeroportos propicia a ocorrência de diversas espécies de animais, trazendo um risco associado que pode gerar conflitos com a presença da fauna em áreas como saguões e locais de alimentação, atraso nas operações aéreas, até graves acidentes e grandes prejuízos, provenientes de colisões das aves com aeronaves. Para proteger tanto a fauna quanto a população, realizamos estudos ambientais e análises de risco, bem como elaboração de documentos e execução de programas de manejo e gerenciamento do risco da fauna. Amparados na legislação ambiental, nos Regulamentos e Instruções da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e visando a proteção do meio ambiente e a segurança aeroportuária, oferecemos os seguintes serviços executados por biólogo especialista:

• IDENTIFICAÇÃO DO PERIGO DE FAUNA (IPF);
• PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE FAUNA (PGRF);
• ANÁLISE DE RISCO DE COLISÃO COM FAUNA;
• PLANO DE MANEJO DA FAUNA EM AERÓDROMOS (PMFA);
• MONITORAMENTO DE FAUNA NA ÁREA DE SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA (ASA);
• MANEJO DE FAUNA EM AERÓDROMOS.

Manejo de Fauna Silvestre

Os centros urbanos são um mosaico de paisagens e oportunidades de alimentação e/ou abrigo para diferentes espécies de animais. Porém, quando esses animais entram em condomínios, comércios, empresas, fábricas, etc, colocam em risco a população e muitas vezes a eles próprios. Seguindo a legislação ambiental, realizamos estudos de levantamento populacional, propomos métodos de monitoramento, afugentamento, translocação e manejo da fauna. Além disso, propomos alterações estruturais e lançamos mão de recursos inovadores, criativos e ambientalmente responsáveis para que os animais passem a evitar os locais tratados.

• MANEJO DE POMBOS
A presença de pombos domésticos (Columba livia) no ambiente urbano é uma questão de saúde pública, pois são animais que vivem diretamente associados às atividades humanas e são potenciais transmissores de diversos tipos de patógenos e doenças. Há mais de XX anos, realizamos o serviço de controle de pombos, adequando a metodologia ao local e tipo de empreendimento. Realizamos o manejo e o controle populacional dos pombos, respeitando a Instrução Normativa 141 do IBAMA 2006 e os princípios do bem-estar animal, visando a proteção das pessoas e a manutenção da integridade das edificações.